Logo



Polaroids


















Menu

O dia da matrícula

Foram duas escolas de alemão pré-selecionadas em São Paulo: o Instituto Goethe, no bairro Cerqueira César, pertinho da famosa Praça Benedito Calixto, e a Teuto, escola de idiomas, que fica na Vila Mariana. O primeiro passo foi enviar e-mail para ambas as instituições, perguntando os valores do curso e como era a didática de ensino de cada um deles. Sempre quis ter o dom de conseguir ser autodidata e aprender novos idiomas em casa, mas nunca tive essa facilidade. Então, se você é como eu, indico que procure uma escola especializada. Não é um gasto, é um investimento para toda a vida, que vale muito a pena!

Alemão não é um curso com tanta procura e, justamente por isso, as opções de escolas de idiomas são menores. Não existe aquela oferta como acontece com cursos de inglês e espanhol, por exemplo. Depois de comparar os preços do Goethe e da Teuto, cheguei à conclusão que gastaria, ou melhor, investiria praticamente a mesma quantidade de dinheiro em ambos os cursos, qualquer que fosse a minha escolha. A escola Teuto chegava a ser um tantinho mais em conta, mas, pela facilidade de acesso e locomoção, optei pelo Instituto Goethe, referência em todo o Brasil e mundo. Confesso que esse detalhe também pesou um bocadinho na minha escolha. Meu pai também havia cursado alemão no Instituto quando tinha mais ou menos a minha idade, e me ajudou a tomar a decisão. Mais um ponto para o Goethe! Ponto. Escola selecionada e pais avisados. O segundo passo foi fazer a matrícula.

Foram dois dias reservados para os alunos novos. Fui logo no primeiro dia, pois estava muito ansiosa! Chegando lá, tinha a opção de fazer um teste de nivelamento, caso já tivesse algum conhecimento da língua. Como só sabia dizer umas dez palavras em alemão, e nada que me ajudasse a formular uma frase completa, fui direto para o guichê de atendimento. Foi tudo bem rápido e organizado. De início, escolhi me matricular na turma A1 (a primeira turma desses oito anos de curso. Sim, OITO anos!) de terça e quinta, das 9h às 10h30. Mas depois fui informada que, por falta de alunos, essa turma da manhã havia sido cancelada. Então, me transferi para outra turma e deu tudo certo.

É importante ficar atenta a alguns detalhes quando você for fazer a matrícula, para evitar maiores dores de cabeça:
1. Por mais que você vá pagar a primeira mensalidade em cartão ou cheque, o que é o mais indicado, já que é perigosíssimo andar com dinheiro vivo na carteira, leve uma reserva de R$ 200, aproximadamente, para o caso de precisar comprar os livros do curso na hora. Às vezes, você pode dar o azar de pegar uma máquina de cartão com defeito, como foi o meu caso, e precisar fazer duas viagens. Vamos evitar a fadiga, combinado?
2. Se a escola já oferecer os livros do curso na hora da matricula, aproveite. Você otimiza seu tempo, já que não vai precisar procurar o material didático depois, em livrarias. Nem sempre os livros são tão fáceis de encontrar e eles podem acabar demorando um pouco para ser entregues.
3. Você pode fazer a sua matrícula sozinha, mesmo se for menor de idade. Só não se esqueça de levar todos os documentos necessários, ok?
4. Fique atenta ao edital que eles liberam com as informações da matrícula, como quais documentos você precisa levar no dia e em quantas parcelas é possível dividir o curso. Lembrando que você paga por módulo. Ou seja, quando eu terminar o A1 e começar o A2, vou ter que fazer uma nova matrícula, muito provavelmente com reajuste de preço. Então, já programe-se para o futuro!

Você tem mais alguma dúvida relaciona à matrícula no curso de alemão? Deixe sua pergunta nos comentários! Será um prazer respondê-la! 

Serviço
Site do Instituto Goethe: goethe.de
Site da Escola Teuto de Idiomas: teutoidiomas.com.br
Lista de outras escolas de alemão em São Paulo e região:
- Bahnhof, em São Bernardo do Campo
- Wizard

- IEBA, em Ribeirão Preto 
- Kreativ, em Valinhos

Um comentário:

  1. Oi ! como vai ? poxa me interessei por seu post.. quero muito fazer alemão, mas sempre existe aquela dúvida sobre métodos etc, e uma coisa é a visão que a escola uuer te passar.. mas queria sua opinião como aluna, o investimento tem dado retorno? a didática é boa ? vlw :D

    ResponderExcluir